Como instalar dois Windows no mesmo PC

Como instalar dois Windows no mesmo PC? Parece impossível para alguns, difícil para outros, mas não é. Ao contrário, é muito simples e fácil. Vou descrever para você os procedimentos, passo a passo, mais um vídeo, de modo que você, mesmo sem ter curso ou qualquer conhecimento específico nesta área, possa fazer.

Porque e para que instalar dois Windows no mesmo PC?

Por segurança em primeiro lugar. Se entrar um vírus, por exemplo, e o premiado seja o Windows da máquina virtual, você pode simplesmente formatar esta máquina sem perder seus arquivos. E seu Windows original continuará funcionando normalmente.

Depois de formatada a Máquina Virtual, você poderá reinstalar o Windows nela, instalar uma versão nova do próprio Windows, instalar o Linux ou até mesmo o Mac (se você é fanático por maçã). Acredite, eles funcionam no Windows.

Para poder instalar dois Windows no mesmo PC você precisa, primeiro, instalar uma Máquina Virtual. Se você já sabe fazer isto, pule esta parte, caso contrário, preste muita atenção, esta é a parte mais difícil (?)… Nem tanto, não tem nada difícil aqui, apenas tenha cuidado para não errar nenhum procedimento.

Como instalar a Máquina Virtual?

No Google, digite Virtual Box, selecione Downloads e tecle Enter (ou dois cliques com o botão esquerdo do ratinho, digo, mouse). Observe a foto: aparecerá um número elevado de posts sobre o Virtual Box.

Endereço do Virtual Box

Escolha o site oficial (https://www.virtualbox.org/) e evite todos os outros. Você também poderá baixar sua máquina virtual clicando em Download (recomendo); aqui a vantagem são os pacotes de aplicativos de configuração, que você vai precisar mais tarde. Após o download da máquina virtual você já pode baixá-los ou fazer isto após a instalação do sistema operacional.

Virtual Box, página de downloads

A tela abaixo mostra as opções de download; a escolha deve ser feita de acordo com o Sistema Operacional “que está instalado em seu computador” (hospedeiro). No nosso caso, Windows.

Opções de download do Virtual Box

Para fazer o download dos aplicativos de suporte do Virtual Box, clique em “All supported platforms“, na primeira linha, se você instalou a última versão da máquina virtual. Caso contrário, clique em “here“, na última linha (veja foto abaixo).

Pacotes de APPs do Virtual Box

Concluída a instalação do Virtual Box você já poderá instalar dois Windows no mesmo PC:

Na tela de abertura do Virtual Box (boas vindas), clique no botão Novo para criar uma partição para o Windows que você deseja instalar.

Tela de abertura do Virtual Box

Na janela “Criar Máquina Virtual”, selecione o tipo de sistema que pretende instalar (Windows, OS, Solaris, Mac, Linux), a versão do sistema operacional selecionado e crie um nome para esta instalação.

Criando partição virtual

A janela seguinte é para a configuração da memória. Importante: você deve ter, no mínimo, 4GB de memória RAM instalada em seu PC. Com menos que isso, é provável que você não consiga fazer a instalação. Na configuração de memória da Máquina Virtual o tamanho recomendado é de 2 GB (2048 MB). Recomendo, se você tiver mais de 4 GB de memória RAM, que use a metade. Isto permitirá, não só uma instalação melhor e mais rápida como tornará o uso de sua máquina virtual uma experiência agradável.

Configurando a memória da Máquina Virtual

Na próxima janela iniciamos a configuração do disco rígido. O que é isto? Todos os seus documentos (fotos, vídeos, anotações, e-books, etc) são gravados em um disco, chamado disco rígido porque esta fixo no computador (CD, DVD e pen drives são mídias removíveis). Aqui, na nossa instalação, devemos informar à máquina virtual onde os dados (e o Sistema Operacional) devem ser gravados. Recomendo a criação de um disco virtual (opção selecionada por padrão). O tamanho a selecionar depende do tamanho do seu HD (Hard Disk – Disco Rígido); o recomendado (pela instalação) é 25 GB. Pouco, se considerarmos que vídeos e filmes ocupam alguns GB. Recomento que voce aloque, no mínimo, 10% do espaço total do seu HD, se for possível. 20% é o ideal. Clique em criar.

Configuração de disco rígido na máquina virtual

Na tela seguinte temos a opção de escolher o tipo de disco a ser criado. Como vamos instalar um sistema operacional apenas, e para uso eventual, a primeira opção – VDI (VirtualBox Disk Image) é o recomendado. Clique em próximo.

Criando disco virtual

Na próxima tela devemos selecionar o tipo de alocação. Recomendo o padrão (Dinamicamente alocado) por duas razões: a primeira, você irá economizar espaço em disco (o sistema irá alocando espaço à medida que precisar). Segunda, você não precisará mais se preocupar com isto. Porém, se você tem HD de 1 ou 2 TB (terabytes), sugiro que use o tamanho fixo. Isso lhe dará ganho de tempo, pois o sistema não necessitará alocar espaços, realizando o acesso diretamente.

Selecionando o tamanho do disco

Agora devemos dizer à máquina qual é o limite para o uso do HD. O padrão é 25 GB (a máquina virtual não poderá funcionar adequadamente com menos que isso). Recomendo 50 GB, no mínimo (lembrando que, se for possível, aloque mais), para um desempenho satisfatório.

Determinando o limite de tamanho do disco virtual

Abaixo, a janela de Configurações Gerais da nossa máquina Virtual. Devemos, nessa parte, analisar cuidadosamente as configurações antes de prosseguir.

Na guia Geral temos a identificação do Sistema Operacional: Win8, o nome escolhido por nós, e Windows 8 (64 bit) (tem 32 bit para máquinas antigas – não recomendo fazer isso num computador antigo – ficaria muito lento).

Na guia Sistema temos informações importantes: Memória Principal (vale lembrar que estas referências são à máquina virtual, apenas) 4096 MB (4 GB); Ordem de Boot: Disquete (fora de uso, ignore), Ótico (DVD), Disco Rígido (HD). Aceleração: é uma configuração avançada, nunca mexa nisso, a menos que saiba o que está fazendo.

Na guia Tela temos as configurações de vídeo: 128 MB é suficiente para a maioria das atividades.

Na guia Armazenamento, informações da controladora Sata: Porta Sata 0 é o espaço em disco que alocamos para a máquina virtual. Porta Sata 1 é o DVD.

Caso desejemos mudar alguma coisa este é o momento. Senão, é só clicar no botão Iniciar e começar a instalação.

Configurações gerais da Máquina Virtual

Iniciando a instalar dois Windows no mesmo PC. A solicitação para selecionar disco ótico (DVD) deve ser ignorada se você tiver apenas um drive. Caso tenha dois, verifique se esta selecionado corretamente.

Aqui o DVD está selecionado (padrão) como “E” porque meu HD tem duas partições.

Iniciando a instalação do Sistema Operacional

Nesta janela (abaixo) o Virtual Box abre um link para a seleção do dispositivo de Boot. O que é isso? Boot é a inicialização de um Sistema Operacional ou instalação de um. Dispositivo de Boot é uma referência ao tipo de mídia que será utilizada: HD, DVD, Pendrive, etc.

Neste caso nenhuma seleção será feita, pois “antes” de iniciar a instalação do Virtual Box entrei na Bios e fiz a alteração necessária (caso você não saiba o que é Bios ou como fazer esta alteração, deixe seu comentário, terei prazer em responder e, se for o caso, escrevo um artigo mostrando como fazer). Recomendo configurar o Boot para DVD antes de iniciar a instalação, tendo o cuidado de colocar o disco de instalação no drive no início desta.

Opção de Boot durante a instalação

Tela de seleção do teclado. Escolha Português (Brasil ABNT2), caso contrário o “Ç” e os acentos não vão funcionar.

Selecionando o teclado

Atenção à proxima tela: você precisa saber o seu PC usa tecnologia 32 ou 64 bits para configurar esta parte. Seu PC é 32 bit ou 64 bit? Se não sabe como identificar, deixe seu comentário que responderei.

Selecionando o tipo de sistema a ser instalado

Na janela abaixo selecione a opção “Personalizada” – sempre use esta opção quando fizer uma instalação nova.

Instalando o Windows 8

Na próxima janela temos a possibilidade de criar uma segunda unidade virtual de disco. Basta clicar em “Opções de unidade” e determinar o tamanho para cada unidade. Recomendo que não faça isto se não estiver absolutamente seguro sobre isso. Trata-se de uma opção avançada. Clique em Avançar (recomendado).

Alocando espaço no HD virtual

Agora chegamos à parte mais demorada da instalação. Dependendo da sua máquina, pode levar de 10 minutos até quase uma hora.

Instalação do Windows 8

Copiando arquivos

Preparando o Windows 8 para o primeiro uso.

Preparando o Windows 8 para o primeiro uso

Finalizando a instalação.

Finalizando a instalação do Windows 8

Início da personalização do Windows 8.1; nesta tela selecione a cor de sua preferência e nomei-e seu sistema. Atenção: aqui você define a cor padrão do seu Windows. Caso deseje mudar poderá fazê-lo a qualquer momento. Se não sabe como, deixe sua pergunta nos comentários.

Início da personalização do Windows 8

Na janela de “Configurações Expressas” minha sugestão é: saia do padrão! Clique em personalizar e deixe seu Windows “com a sua cara”. Se tiver dúvidas, clique no botão “Usar configurações expressas” para não ter surpresas desagradáveis.

configurações Expressas do Windows 8.1

Configurações da conta pessoal no Windows 8.1; nada a recomendar. É pessoal e depende de gosto. Lembrando, apenas, que os aplicativos da Windows Store não são gratuítos. Se não deseja configurar, clique em “Entrar sem uma conta da Microsoft” e depois em Avançar.

Configurações de conta do Windows 8.1

Selecionando e configurando a conta no Windows 8.1; mais uma vez, é algo pessoal, não tem como dizer o que é melhor. Prefiro a “Conta local”.

Selecionando e configurando a conta no Windows 8.1

Concluindo a instalação do Windows 8.1; anote sua senha, pois, caso esqueça, não poderá entrar em seu Windows. E, pior, muito pior, perderá todos seus arquivos salvos na pasta Users.

Concluindo a instalação do Windows 8.1

Página Inicial do Windows 8.1; instalação concluída com sucesso.

Para alternar entre o Windows 7 e o 8 basta abrir ou fechar o Virtual Box. Simples, não?

Página Inicial do Windows 8.1

Recomendo que você assista o vídeo. Nele, além de mostrar coisas que não poderia em um artigo, há detalhes sobre a instalação do Windows 8.1; Caso você queira assistir o vídeo em HD, clique aqui.

 

2 Comments

  • Tereza Thompson

    Responder Responder 13 de dezembro de 2016

    Ola Valmor Goulart, tudo bem? Gostei da sua aula passo a passo e penso nao ser dificil de seguir. Nao preciso fazer isso agora mas gostaria muito de aprender como fazer uma gravacao em video no Youtube e se voce tivesse uma oportunidade de dar as dicas, eu adoraria porque tenho vontade de gravar uns videos bem marotos para esses politicos safados que temos. Parabens pelo seu trabalho. Um abraco forte.

    • Valmor

      Responder Responder 14 de dezembro de 2016

      Breve publico aqui texto e vídeo mostrando como fazer um vídeo e postar no You Tube e também no Blog e Facebook.
      Tereza, obrigado por seu comentário.

Deixe um Comentário

* Indicar Campos Obrigatórios