Como Configurar o Roteador

Porque configurar o roteador? Sua internet está lenta? Cai às vezes e até frequentemente? Então, você deve chamar o técnico ou resetar/configurar seu roteador. Mas, muita atenção: leia tudo até o fim, siga as instruções passo a passo para evitar erros.

Como fazer para configurar o roteador TP-Link? Inicialmente, devemos acessar o site digitando o endereço de IP.

tp-link-tela-00

Em seguida, digitamos a senha nos boxes (foto):

tp-link-tela-01p

Onde encontramos a senha? Nas etiquetas, na parte inferior dos gabinetes (fotos):

tp-link-720np2

tp-link-740np2

O padrão da TP-Link é admin. Caso não funcione, ligue para seu provedor de internet, a senha foi trocada durante a instalação. Não resete o roteador.

A primeira página exibe as configurações do roteador.

tp-link-tela-02

Na Interface LAN anote o endereço IP. Você precisará dele para acessos futuros. Anote também o Nome da rede Wireless (SSID).

Na Interface LAN anote todos os valores com atenção. São eles que identificam sua conexão. Você, simplesmente, NÃO PODE fazer qualquer alteração se não souber estes valores: Endereço MAC, Endereço IP (repare, não é o mesmo valor do endereço IP que você viu acima), Máscara de sub-rede, Gateway Padrão, Servidor DNS (primário e secundário). Foto:

tp-link-tela-02p

Obs.: se você resetar o roteador antes de anotar estes dados, não terá como conectar sem contatar seu provedor de internet.

Após ter anotado todos os dados, sinta-se a vontade para alterar as configurações. Verifique antes sua senha de usuário, você não conseguirá restabelecer o serviço sem ela. Caso tenha esquecido, contate seu provedor de internet.

tp-link-tela-03

O Nome de Usuário e a Senha da Interface WAN (foto acima) não são os mesmos do acesso inicial. Estes são criados durante a instalação e só você e seu provedor de internet tem acesso.

A próxima etapa é a Interface Wireless – Configurações: é aqui que você pode fazer alterações.

tp-link-tela-05

Escolha um nome para sua Rede Wireless. Porque? Para você acessar facilmente com o Smartfone ou Tablet. Deve ser um nome fácil para você. A Região, por padrão, vem configurada como United States (após resetar também). Mude para Brasil. O canal e largura de banda deixe automático, mas o Modo selecione 11/b/g/n misto. Habilitar o Rádio do Roteador Wireless: deve ser marcado caso você tenha mobile; Habilitar Transmissão SSID: esta função mostrará no nome da sua rede em qualquer aparelho que esteja na área de cobertura do roteador. Caso esteja desmarcada, será necessário digitar o nome da rede (além da senha) para acessá-la. Habilitar WDS: esta função só deverá ser habilitada se você tem outro roteador e deseja expandir o sinal.

tp-link-tela-05p

Após, clique em salvar antes de ir para a próxima Interface.

Nossa próxima etapa são as configurações da Interface Wireless – Segurança:

tp-link-tela-06p

Aqui você marque WPA-PSK/WPA2-PSK (é o sistema mais seguro). A versão e a criptografia deixe automático. Digite a senha da sua rede. Em Atualização de Chave do Grupo deixe 0 (não atualizar). Clique em salvar.

Próxima etapa DHCP – Configurações:

tp-link-tela-07

Em Servidor DHCP clique em Habilitado. Primeiro Endereço IP deve estar com 192.168.0.100; deixe assim. O Último Endereço IP deve estar com 192.168.0.199; você pode alterar este número (número de aparelhos que podem ser conectados à rede). Sugiro que deixe no padrão. Os demais itens deixe no padrão.

Na etapa seguinte, DHCP – Lista de Clientes, você tem informações sobre todos os aparelhos conectados na sua rede.

tp-link-tela-08

Para finalizar, vamos à Interface Ferramentas do Sistema – Usuário e Senha: aqui você pode alterar a senha de entrada (lembra? A primeira que digitamos, para acessar as configurações).

tp-link-tela-09p

Você deve informar seu provedor de internet caso troque esta senha: em caso de manutenção, precisarão dela.

Se ficou alguma dúvida deixe-a nos comentários, responderei com prazer. Assista o vídeo, talvez ajude-o a entender um pouco melhor.

 

Para assistir o vídeo em HD acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=-Brmgf2Kebo.

Deixe um Comentário

* Indicar Campos Obrigatórios